NATUREZA ESPIRITUAL




Há muito venho estudando a importância dos anjos na relação entre Deus e o Homem. Fato este que abriu um novo caminho na minha jornada. Além de incluir um mestrado em teologia para fundamentar os meus estudos, estou tentando moldar a minha vida profissional com os conhecimentos obtidos na área espiritual. Não pretendo me afastar dos estudos, mas devo prover subsídios para as peregrinações que faço, para a compra de livros e participações em workshop. Afinal, quanto mais estudo, descubro que pouco sei ;)!

Enfim, o mundo espiritual sempre exerceu um fascínio sobre mim e o caso "anjos", raramente explorado na modernidade, chamou-me a atenção à ponto de fazer um resgate sobre estas belas criaturas divinas. São treze anos de estudos, muitas bibliografias adquiridas, viagens ao exterior para pequisas e peregrinações e cinco anos de publicações intensa no Facebook e Instagram.

Os anjos são citados na Bíblia mais de 300 vezes. Algumas religiões, além do cristianismo, também mencionam os an jos em suas escrituras, como o judaísmo e o islamismo, em representações e funções diferentes. Como somos um blig cristão, iremos fundamentar os nossos estudos na percepção cristã/católica e espiritualista (não confundir com espírita, mas com visões amplas na espiritualidade).

Segundo São Tomás de Aquino, conhecido com Doutor Angélico ao devotar parte dos seus estudos ao conhecimento destas substâncias divinas, cada anjo é uma criatura espiritual individual diante de Deus, assim também como os homens. A natureza do anjo é espiritual, puramente intangível ao toque humano uma vez que não é composto pela matéria, sendo assim uma criatura incorpórea. Os anjos são seres criados, dotados de conhecimento, são imortais e inscorruptíveis - no sentido de não ser atacável, não se deteriorar como o corpo humano e ser incapaz de ser seduzido e subordado. Desta maneira também se descarta quaquer função fisiológica como na corporeidade como a respiração, a alimentação, o sono e o descnso, ação sexual e a locomoção. Os anjos comunicam-se entre si sem precisar estarem próximos, a distância local não costuma intervir na comunicação entre estes seres.

Muitos santos da Igreja Católica relataram mensagens recebidas por anjos e a visualização destes seres. Embora sejam constituídos de material incorpóreo, os anjos podem assumir diferentes formas ao aparecer para o homem. Este contato pode ser revelado através de sonhos, visão, audição ou coincidências no dia-dia (conforme relatos em livros e Sagradas Escrituras).

O anjo é uma criatura puramente espiritual, criado bom por Deus, único na sua presença, portanto, dotado de vontade, liberdade e intelecto. Os anjos tem lívre-arbítrio, ou seja, tem a liberdade de optar a ficar ao lado de Deus, ou não.
Ao que tudo indica, em relatos bíblicos, os anjos foram criados antes do homem, e participaram contemplando a Criação do Mundo. São muitas as funções atribuídas aos anjos, nesta relação Deus x Homem.


Este é um breve estudo de apresentação sobre estes seres espirituais. Nas próximas postagens iremos abordar a hierarquia celeste, a missão de cada categoria e as principais aparições na história da humanidade.






Comentários

Postagens mais visitadas